Como já mencionei em posts anteriores, a Amouh nasceu enquanto eu fazia meu MBA em Singapura. E, obviamente, como uma boa e disciplinada estudante de administração, o plano de lançamento da marca era guiado por um roadmap cuidadosamente idealizado na época.
O que eu não imaginava era a velocidade com que as coisas mudam no mundo das startups e o quanto precisaríamos ser ágeis para adaptar o nosso negócio às mudanças do ambiente externo e às necessidades que os clientes nos apresentavam ao longo da jornada.
Para mim e para a Luana, gestoras de uma empresa familiar tradicional, essa necessidade de adaptação constante foi um verdadeiro desafio. Sair da zona de conforto e entender que precisávamos lançar a Amouh sem um MVP ( mínimo produto viável) perfeito não foi fácil. Mas, como um dos meus mestres costumava dizer: “se hoje você não tem vergonha do seu MVP, é porque demorou demais para lançá-lo.”
Foi nesse processo de ajustes inesperados que, muito antes do que prevíamos, entramos no mercado de presentes corporativos. No nosso planejamento original, essa expansão só aconteceria no terceiro ano de empresa. Mas, para nossa surpresa, com apenas seis meses de Amouh, já tínhamos muitas empresas pedindo orçamentos para presentes de fim de ano – e nenhum vendedor preparado para atender esse público.
É claro que jamais perderíamos a oportunidade de ouvir esses clientes e entender suas necessidades. Assim, a Luana passou a atender todas as empresas que nos procuravam e, rapidamente, começamos a desenvolver kits exclusivos para o mercado corporativo.
Uma das experiências mais marcantes foi a criação de um kit de onboarding, cuidadosamente pensado para integrar novos colaboradores de uma grande empresa. Cada caixa trazia frases motivacionais adesivadas, uma fita personalizada fornecida pelo cliente, garrafas térmicas personalizadas com o nome de cada funcionário, necessaires elegantes para que pudessem levar seus itens de higiene pessoal ao escritório e outros brindes fornecidos pela empresa.
Foi um divisor de águas. Ficou claro que a Amouh precisava se dedicar também aos presentes corporativos. Em diversas conversas com nossos clientes, percebemos que as empresas estavam cansadas dos brindes tradicionais e buscavam opções diferentes, sofisticadas e que encantassem verdadeiramente seus colaboradores, clientes e parceiros.
A chegada do Dia da Mulher foi uma reforçou esta crença! Recebemos dezenas de pedidos de empresas que queriam presentear suas colaboradoras, mas sem cair no clichê do chocolate ou de brindes ultrapassados. Nosso portfólio era perfeito para a ocasião: vendemos centenas de porta-joias compactos personalizados com logos e iniciais, rolos de jade personalizados e muitos outros itens exclusivos, inovadores e acessíveis para diferentes orçamentos.
A partir daí, um mundo de oportunidades se abriu. Hoje, atendemos empresas que buscam presentes para aniversariantes do mês, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Secretária, Dia das Crianças e, claro, os tão esperados presentes de fim de ano. Nossa curadoria tem se aprofundado cada vez mais nesse mercado, atendendo desde microempresas com menos de 10 colaboradores até grandes empresas como Facility e Banco do Brasil.
A Amouh quer ser a referência na arte de presentear também no mercado B2B. Sabemos que o dia a dia das empresas é corrido e que elas precisam focar no seu core business. Enquanto isso, nós estamos aqui, criando soluções sob medida para que cada presente entregue seja uma experiência memorável. Porque presentear não é apenas uma troca de objetos – é a oportunidade de fortalecer laços, criar conexões e emocionar e fidelizar. ✨🎁